segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dados - Gravidez adolescentes Brasil

* Gráfico dos possíveis motivos de gravidez na adolescencia, e sua ocorrencia nos niveis escolares.

A função reprodutiva da mulher a expõe a tensão e risco, durante grande parte da sua vida. Desde os primeiros indícios da puberdade, quando ainda criança, as meninas começam a despertar para a sexualidade e, muitas vezes, sem orientação por parte da família ou dos educadores.A taxa de gravidez em mulheres adultas está caindo. Em 1940, a média de filhos por cada mulher era de 6. Essa média, calculada no ano de 2000 caiu para 2,3 filhos para cada mulher.Porém, o mesmo não acontece com as adolescentes. Segundo os dados do IBGE, desde 1980 o número de adolescentes entre 15 e 19 anos grávidas aumentou 15%.


Cerca de 1,1 milhão de adolescentes engravidam por ano no Brasil e esse número continua crescendo. Hoje, 65% das mulheres grávidas têm menos de 20 anos, segundo dados fornecidos pelo Hospital São Paulo, em estudo realizado entre 1996 e 1998.

A maioria dessas adolescentes não tem condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade. Por causa da repressão familiar, muitas delas fogem de casa e quase todas abandonam os estudos.Os problemas associados com a gravidez da adolescente concentram-se, mais gravemente, no aspecto indesejado da gravidez e a frequente busca pelo aborto.Entre as jovens que optam por ter o bebê, 84% têm de 16 a 17 anos, como mostram dados obtidos na Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba.

Fonte: gráfico scielo.bvs-psi.org.br texto: fen.ufg.br e invivo.fiocruz.br


20 comentários:

  1. HAUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia é difícil de imaginar que um jovem não tenha acesso a informações sobre este assunto. É um problema de saúde pública. Chega a ser um TABU, que mesmo com toda a facilidade de informções ainda exista tantas dúvidas!

    ResponderExcluir
  3. E as que engravidam usando contraceptivos, conheço muitas que passaram por isso.

    ResponderExcluir
  4. Fiz um spam para minhas amigas visitarem o blog e responder a pesquisa ... vamos ver como vai estar na próxima semana!

    ResponderExcluir
  5. adorei o blog de vcs!!Um grande beijo!!
    Isabel

    ResponderExcluir
  6. Atenção, quarta-feira, 11/11, apresentação do blog, escolher um aluno para fazer um comentário breve e resumido sobro o desenvolvimento do Blog. Qualquer dúvida viste tópico na comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=93915877&tid=5401689070061358883&na=4
    Profª Sandra

    ResponderExcluir
  7. GRAVIDINHAS DE SÃO PAULO E BH, VOCÊS CONHECEM O PROGRAMA HCG? TRATA-SE DE UM PROGRAMA DE DOAÇÃO DE XIXI DE GRÁVIDA. O HCG, PRESENTE NA URINA DA GESTANTE É EXTRAÍDO E UTILIZADO EM TRATAMENTOS CONTRA INFERTILIDADE. SE VOCÊ ESTÁ GRÁVIDA ATÉ O TERCERIO MÊS, PARTICIPE! AJUDE OUTRAS MULHERES A REALIZAREM O SONHO DE SER MÃE. WWW.PROGRAMAHCG.COM.BR

    ResponderExcluir
  8. AH! AINDA SOBRE O PROGRAMA HCG. QUEM PARTICIPA DA DOAÇÃO DE URINA, NO FINAL GANHA UM KIT DE ENXOVAL PRO BEBÊ SUPER FOFO.

    ResponderExcluir
  9. Garotas grávidas na adolescência,
    Assim como vcs hoje, fui mãe com 14 anos, isso faz um tempinho, foi um barra, mas tb com muitas alegrias. Hj meu filho está com 24 anos e eu com 39anos, sou jovem, gatissima e meu filho é um adulto (um cidadão do bem). Digo a todas vcs, se está difícil, é difícil para todas jovens ou não, e tenho uma boa notícia: É UMA FASE, tdo isso vai passar, então curta sua gravidez, seu parto, esse momento é único - é SEU - e nada de parar de estudar ou achar que o mundo acabou. Mas na próxima, se previna e depois ... malhe, cante, dance, sinta prazer. Se vc não tem seu companheiro do lado hj, vai ter um um dia, mas um homem corajoso e não imaturo a ponto de não assumir algo tão lindo que é a paternidade. Hoje sou Psicóloga e feliz. Levanta e anda garota a vida CONTINUA - SEGUE e um forte abracinho!!!

    ResponderExcluir
  10. Achei muito interessante o site,consegui encontrar nele muitos dados para o meu trabalho.Gostaria de saber se vocês tem algum teatro que fale sobre a gravidez...me respondam por favor

    ResponderExcluir
  11. ser mãe na adolescência ñ é brincadeira

    ResponderExcluir
  12. Estou me abilitando para adoção. Fiquei sabendo que existe uma ONG que auxilia mulheres que não desejam assumir a criança. Esta ONG acompanha o pre natal dessas mães e quando a criança nasce ela e colocada para adoção. Vocês sabem de algo a respeito? conhecem esta ONG?
    obrigada,

    ResponderExcluir
  13. Eu li alguns textos do blog e achei bem interessante.
    Eu estou fazendo um trabalho sobre esse tema, e gostaria de saber se vocês tem algum contato com algumas jovens gravidas, ou que já tiveram bebe.

    ResponderExcluir
  14. Olá, gostaria de saber qual o trabalho da ONG de vocês?
    Vocês dão orientação á adolecente gravida ou vocês dão algum tipo de ajuda a esta adolecente e ao bebe.

    Gostaria de entender melhor o trabalho de vocês

    Segue meus contatos:

    11 99634-3206
    11 3120-7487

    Érica Caldas

    ResponderExcluir
  15. Isso e chato que droga.

    ResponderExcluir
  16. realmente não é fácil ser mãe na adolescência pois quando ñ tem alguém que possa confiar acaba privando de ir a alguns lugares,mas,um bebe ensina o quanto a nova mamãe precisa ser responsável,e capaz de cuidar dele.

    ResponderExcluir
  17. Meninas acordem!!! que a vida não é um conto de fadas é muito real.
    Mas se teve que passar por algum tipo de experiência parecido ñ fique frustrada ergue a cabeça agradeça e busque forças no Senhor p/ criar seu filho, pois, ele é herança de Deus.Beijos cuidem-se.

    ResponderExcluir
  18. Olá, gostaria de receber algum material ou relatos de adolescentes gravidas na escola.
    mais precisamente nas aulas de educação física.
    como incluir essas alunas proporcionando a elas uma aula com qualidade de vida sem fugir do conteudo escolar.
    deligiaamorim@hotmail.com

    ResponderExcluir