domingo, 13 de setembro de 2009

O que leva adolescentes a engravidar

Já não causa tanto espanto sabermos que meninas de 10, 11, 12 anos tenham vida sexual ativa, assim como aparecem em consultórios portando alguma doença sexualmente transmissível (DSTs) e ou grávida.
As principais causas da gravidez são: a educação dada a adolescente faz com que ela não queira assumir que tem uma vida sexual ativa e por isso não usa métodos ou usa outros de baixa eficiência (coito interrompido, tabelinha) porque esses não deixam "rastros".
O que levaria as adolescentes a engravidar? Nunca foi tão divulgado os meios para evitar a gravidez como nos dias atuais, e mesmo assim, o número de adolescentes grávidas á cada vez maior.
Porém, são muitos os motivos que tornam uma adolescente mais vulnerável a uma gravidez, mas o principal deles é a falta de um projeto de vida, a falta de perspectiva futura.
A maioria das gravidezes na adolescência não são planejadas, isto é, acontecem sem intenção, causada por diferentes fatores individuais ou sociais. Porém, não é por isso que a gravidez não vai ser bem vinda. Existem vários fatores que contribuem com esse quadro: os repetidos casos que aparecem nos consultório de psicólogos e médicos apontam que muitas dessas adolescentes possuem um desejo de serem mães, da qual elas não têm consciência.
A falta de informação dos pais de adolescentes é um fator fundamental. Não havendo em casa alguém que possa informá-los, que sirva de modelo, que tire suas dúvidas e angústias, como esperar dos adolescentes comportamentos mais adequados? Como querer que eles aguardem o tempo mais adequado para aproveitar a sexualidade como algo bom, saudável e necessário para o ser humano?

Fonte:http://www.picarelli.com.br/magali/cartilha_gravidez.htm

6 comentários:

  1. 2ª Visita ... adorei as novidades! Os vídeos tb são legais! Parabéns, o blog está muito legal!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog de vocês. Achei um tema super interessante e que pode ajudar vários jovens que passam por esse problema! Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse post tá muito legal! temos que atentar mesmo para o que está levando adolescentes a engravidar.

    ResponderExcluir
  4. vamos se cuidar meninas vamos ser feliz e aproveitar a vida logico que um filho é bom
    mas o melhor é se cuidar

    ResponderExcluir
  5. Boa noite!
    Voces fazem trabalhos sociais com gestantes? Gostaria de trabalhar voluntariamente nesta área, mas estou com dificuldades de encontrar ONGs em São Paulo com gestantes.
    Aguardo retorno.
    Obrigada,
    Karin Magalhães (kmagalhaes.s@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  6. parabens, se todo mundo entrar neste sites muitas meninas nao vao engravidar tao cedo

    ResponderExcluir