quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Jovens irresponsáveis

Enquanto a taxa de gravidez em mulheres adultas está caindo (em 1940, a média de filhos por mulher era de 6 e essa média, calculada no ano de 2000 caiu para 2,3 filhos para cada mulher) o mesmo não está acontecendo com as adolescentes. Segundo os dados do IBGE, desde 1980 o número de adolescentes entre 15 e 19 anos grávidas aumentou 15%. Só para ter idéia do que isso significa, são cerca de 700 mil meninas se tornando mães a cada ano no Brasil. Desse total, 1,3% são partos realizados em garotas de 10 a 14 anos. Aproximadamente 27% dos partos feitos no SUS (Sistema Único de Saúde) no ano de 1999, foram em adolescentes de 10 a 19 anos, isso quer dizer que a cada 100 partos, 27 foram em adolescentes. Cerca de 10% das adolescentes, de acordo com uma pesquisa feita em alguns Estados brasileiros em 1996, tinham pelo menos 2 filhos aos 19 anos.
Percebemos que o jovem de hoje não está se importando o quanto deveria com a responsabilidade que é ter um filho e ainda mais com a idade que isso está ocorrendo. É como mostra essa reportagem:
“As férias escolares de Verão nos Estados Unidos começaram em junho com um escândalo: 17 alunas da Gloucester High School, em Massachusetts, fizeram um pacto de gravidez e esperam todas o nascimento de seus bebês. A idéia das meninas, de até 16 anos, era criar os filhos juntas. Enquanto as adolescentes planejam o chá de bebê, segundo declaração de outros estudantes à revista “Time”, a polícia está investigando a idade dos pais. Acredita-se que o pacto pode envolver rapazes acima de 20 anos, que estariam sujeitos a responder pela acusação de manter relações sexuais com menores de idade. Um deles teria 24 anos e seria mendigo. A hipótese de um pacto de gravidez surgiu em outubro, quando muitas alunas começaram a fazer testes de gravidez na clínica da escola, levantando suspeita entre os professores. Em maio, dezenas de meninas já haviam passado pelo ambulatório, 150 testes haviam sido feitos, e muitas meninas se mostravam decepcionadas quando os resultados eram negativos. Algumas que receberam resultado positivo chegaram a comemorar, comportamento estranho para uma adolescente grávida.”
Isso prova que alguns adolescentes não percebem o quão perigoso e irresponsável é por um filho no mundo com essa idade e nessas condições.
fonte: http://www.picarelli.com.br/magali/cartilha_gravidez.htm

Um comentário:

  1. Aonde vamos parar? meninas fazendo pacto de gravidez COM 16 ANOS! concordo plenamente com a ultima frase, as adolescentes estao cada vez mais irresponsaveis e sem noção do perigo! o blog de vcs trata de um assunto muito atual, adorei.

    ResponderExcluir